data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação
O Estado divulgou, na tarde desta segunda-feira, o mapa definitivo do Distanciamento Controlado desta semana. Das 21 regiões, só Cruz Alta está em bandeira vermelha, que indica risco alto de transmissão do coronavírus.
Com 34 novos óbitos, RS chega a 5.554 mortes relacionadas à Covid-19
De acordo com o governo, a região apresentou piora em diversos indicadores, como a elevação do número de hospitalizações para Covid-19 e pacientes internados em leitos de UTI. Cruz Alta já faz parte do sistema de cogestão - em que pode adotar protocolos regionais menos rígidos que os estaduais - e não solicitou revisão de classificação.
Ao total, são 13 municípios que fazem parte da região Cruz Alta. Destes, sete podem adotar a Regra 0-0, ou seja, não registraram nem óbitos nem hospitalizações por coronavírus nos últimos 14 dias e, por isso, podem seguir os protocolos menos rígidos, da bandeira laranja:
- Boa Vista do Cadeado
- Boa Vista do Incra
- Colorado
- Jacuizinho
- Saldanha Marinho
- Selbach
- Tupanciretã
No mapa preliminar, divulgado na última sexta-feira, as regiões de Ijuí e Santo Ângelo também ficaram em bandeira vermelha, mas entraram com recurso, que foi aceito pelo Gabinete de Crise, e não saíram da laranja.
As demais regiões estão todas em bandeira laranja - risco médio de transmissão. Em Santa Maria, é a terceira semana consecutiva de classificação média.